Correndo com saúde

Oieee gente, tudo bem?

Na estreia da nossa coluna Você saudável, vou falar sobre a corrida, um esporte que amo e indico muito.
Confere tudinho!

Hoje em dia, grande parte das pessoas pratica alguma atividade física. Sabemos que para a saúde, isso é muito importante, pois traz inúmeros benefícios.

Uma atividade que conquista cada vez mais adeptos e se tornou muito popular é a corrida, a queridinha dos praticantes.
Seja na academia, nos calçadões das praias ou na rua de casa, a prática é muito benéfica para a saúde física e mental, e, assim como qualquer outro esporte, deve ser executada corretamente.
Correr permite que a pessoa movimente praticamente todos os músculos dos membros inferiores do corpo, e, paralelamente, pode ser combinada com outro exercício físico a fim de otimizar o treino, como musculação, treinos funcionais, entre outros.
A corrida pode fortalecer o músculo do diafragma, favorecendo a absorção do oxigênio, auxiliando no aumento da capacidade cardiorrespiratória. Ela também ajuda na redução do colesterol, no controle da hipertensão e na circulação sanguínea.
A prática regular acelera o metabolismo, e é um dos exercícios mais eficazes para quem deseja perder peso de forma saudável.
Correr também traz benefícios mentais, pois aumenta a autoestima, minimiza a ansiedade e o estresse. Isso acontece porque durante e depois da prática de alguma atividade física, o corpo libera uma substância química considerada como um analgésico natural chamada endorfina, que traz uma grande sensação de bem-estar e prazer.
Antes de se aventurar no mundo da corrida, é essencial consultar um médico que pedirá os exames indispensáveis para atestar o indivíduo à prática da atividade. A orientação de um profissional de educação física também é fundamental para auxiliar no acompanhamento e nos cuidados necessários para a prática correta.
Quem não puder ou preferir se exercitar sozinho, o ideal é procurar se informar bastante sobre a atividade e começar de forma leve, com uma boa caminhada, por exemplo.
Em todo o caso, é sempre melhor fazer de forma segura.

E então, a corrida é ou não é apaixonante?

Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários pra me contar e dividir comigo sobre as atividades preferidas de vocês. Ah, e sugestões são sempre bem-vindas, eu adoro!!

Um beijo!

2 thoughts on “Correndo com saúde

Comentem aqui o que vocês acharam e sugestões para os próximos posts.