Comer Comer

Olá amoras e amores, tudo bem?

Hoje preparei um post muito importante sobre alimentação saudável, hábitos que devem fazer parte da nossa vida.
Vem comigo.

Não é novidade nenhuma que a nossa saúde está completamente ligada aos hábitos alimentares e à qualidade de vida. Uma alimentação apropriada nos oferece a energia que precisamos para realizar as tarefas do dia a dia.
A alimentação equilibrada e saudável, precisa ser diversificada a fim de fornecer todos os nutrientes necessários ao organismo, ela é o nosso combustível.
Nossa vida sempre agitada, acaba, muitas vezes fazendo com que optemos por locais que ofereçam alimentos rápidos, os chamados fast-foods.
Esses alimentos são sempre cheios de gordura saturada, podendo comprometer a saúde no futuro.
Algumas mudanças na rotina, podem auxiliar de forma positiva na escolha dos alimentos.

Alguns hábitos que você deve abandonar:

  • Tente cortar o açúcar refinado de seus preparos
  • Diminua a gordura e os condimentos de seus pratos
  • Corte o refrigerante e os sucos industrializados
  • Diminua o consumo de doces
  • Evite bebidas alcoólicas

 

Alimentos que devem fazer parte de uma rotina alimentar saudável

frutas
As frutas desempenham um papel fundamental e são indispensáveis em um cardápio saudável. Devem ser consumidas diariamente, pois são fontes de vitaminas, sais minerais, fibras, são ricas em propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres.
Podem ser ingeridas de forma natural ou fazendo um suco da fruta.

 

outono
Legumes e verduras são importantes para o nosso organismo, porque, assim como as frutas, possuem nutrientes essenciais que promovem um bom funcionamento para o nosso corpo. Devem ser consumidos crus, de preferência, pois, assim, conservam sua capacidade nutricional e são melhor aproveitados.

 

peixe
As carnes brancas, de peixes e aves, são ricas em ácidos graxos essenciais ômega-3 e ômega-6. Os ácidos graxos são considerados como a gordura do bem e são chamados de essenciais, porque não podem ser produzidos pelo organismo. As carnes brancas possuem excelentes fontes proteicas e minerais importantes para o nosso corpo e, por isso, são altamente nutritivas.

 

download (1)
Os ovos são ricos em proteínas e vitaminas, bem como em sais minerais. Estudos recentes revelaram que o consumo moderado do ovo, não gera efeito negativo sobre o colesterol. A forma mais adequada, considerada mais saudável para se consumir, é a cozida. Não mais apontado como vilão (desde que seja ingerido moderadamente), o ovo ganhou o seu espaço como alimento saudável.

 

images (11)
Oleaginosas são sementes vegetais que trazem muitos benefícios quando inseridas na alimentação, como a castanha-do-pará, a noz, a amêndoa, o pistache, a avelã. São antioxidantes e atuam contra os radicais livres.
A melhor forma de consumo, é na versão in natura. Elas são consideradas fontes de gorduras boas (monoinsaturadas e poli-insaturadas), que ajudam a reduzir os níveis de colesterol. Na hora de consumir as oleaginosas é preciso ter moderação, pois mesmo com todos os benefícios, é um alimento bastante energético, e por ser rico em gordura, pode levar a um aumento do peso corporal.
Essas informações se referem a alimentos saudáveis que podemos adotar em nossa rotina de alimentação diária, não é uma dieta, viu?

Para informações mais detalhadas e para um acompanhamento profissional, o ideal é procurar um nutricionista. Caso não tenha como, mantenha sua alimentação saudável em dia, procure comer de três em três horas e apenas fique atento para saber se você tem alergia a algum desses alimentos.

Espero que tenham gostado, gente! Quero ver todo mundo se alimentando melhor, porque isso é indicativo de saúde, né?
Não deixem de me contar um pouco da rotina de vocês nos comentários.

Beijão da Glau, amores! ♥

Comentem aqui o que vocês acharam e sugestões para os próximos posts.