Cuidados com a pele no frio

Oooi, moVidas mais lindas, tudo bem?

Hoje, trago um post bem interessante sobre como o frio pode prejudicar a hidratação da nossa pele. Vem comigo!

Quem não gosta desse friozinho? É quando podemos dar um descanso pras nossas sandálias de dedo, os shorts, as regatas e dar lugar aos casacos, botas, cachecóis, enfim. Podemos caprichar bastante em nossas produções. Mas nem tudo são flores, né? Porque há “alguém” que sofre bastante com esse ar gelado: a nossa pele.

Basta cair a temperatura que logo a pele começa a apresentar sinais de descamação e isso ocorre devido a alguns fatores que contribuem pra isso. O que acontece, é que com a queda da temperatura, há uma diminuição na produção de sebo, que é o óleo natural da pele e oferece proteção contra agentes invasores como as bactérias, os fungos, a poluição do ar, etc. Logo, quando isto ocorre, acaba comprometendo a hidratação da pele que sofre alteração fazendo com que a mesma perca água, ficando ressecada. Com a pele mais seca, ela acaba descamando como resultado da falta de água.
Nessa época, a pele também sofre com um outro problema: a coceira. De acordo com o dermatologista Adilson Costa, pelo fato da pele ficar mais seca, ocorre um estado leve de inflamação microscópica que a torna irritável, aumentando o prurido.

166780545

Mesmo assim, não é apenas o frio que causa essa descamação. Com as temperaturas baixas, costumamos tomar banhos quentes e demorados, o que acaba removendo a gordura natural da pele, deixando-a ainda mais desidratada. O uso excessivo de sabonetes também gera essa perda da camada de gordura da pele.
Os lábios são os que mais sofrem, por terem a pele mais sensível. Em alguns casos, chega a sangrar, pois ressecam com mais facilidade.

Para evitar que esses fatores prejudiquem a pele, alguns cuidados precisam ser tomados:

− Primeiramente, deve-se tomar bastante água para devolver o líquido perdido.

− Mantenha a alimentação saudável e balanceada

− No banho, o ideal é usar um sabonete com ação hidratante e procurar tomar banhos curtos e mornos, nunca quentes.

− Para peles oleosas, deve-se usar filtro solar em forma de gel, para normais e mistas, deve-se usar filtros e hidratantes para o tipo específico de pele. Para peles secas, deve-se usar bastante creme hidratante (o ideal é de duas vezes por dia), e não deixar de usar o filtro solar também.

− Para os lábios, invista em uma hidratação potente. O ideal, é usar um batom com hidratante na fórmula para protegê-los, já que por ser uma área sem glândulas sebáceas, fica muito mais suscetível às agressões do vento e da friagem, pois não há umectação natural.

Com esses cuidados indispensáveis, é possível manter a pele protegida nessa época.
O ideal, é consultar um dermatologista para indicar os produtos citados aqui no post que mais se adequem ao seu tipo de pele.

Por hoje é isso, amores, sigam as diquinhas de cuidados, porque quero ver todo mundo com a pele saudável!

Um beijão ♥

Comentem aqui o que vocês acharam e sugestões para os próximos posts.