Cidades de Inverno no Brasil

Heeeey, minhas lindas, tudo bem?

Hoje estou trazendo um post maravilhoso pra vocês sobre cidades de inverno no Brasil. Bom, não que elas sejam exclusivas para esta estação do ano, mas acabam se tornando mais convidativas e aconchegantes para se conhecer ou visitar.
Vem comigo!

Nosso país tem diversos estados lindos, com seus costumes locais e sotaques diferentes. Algumas cidades nos chamam a atenção por suas particularidades e acabamos nutrindo uma preferência por visitar determinados lugares de acordo com a época do ano. Por exemplo, quando está no verão, preferimos cidades praianas, e quando está no inverno, queremos ir à serra, para lugares onde o frio é predominante.
Vamos às cidades do friozinho!

CAMPOS DO JORDÃO

portal_campos_jordao1

Dona de uma beleza singular, essa cidade me chamou a atenção por seu ar puro e sua linda arquitetura em estilo germânico. O bairro Vila Capivari é tradicional e é o centro turístico da cidade. O visitante pode encontrar diversos restaurantes e barzinhos, pois o bairro conta com uma forte gastronomia.

IMG_8762 (1)
Dá água na boca só de olhar, não é? Esse é o chocolate quente de nutella com amêndoa e chantilly que meu noivo e eu tomamos quando chegamos à cidade. M A R A V I L H O S O!!!
É do Boulevard Café Gourmet. Além do atendimento personalizado, o ambiente é bastante aconchegante. Super recomendo.

O bairro Vila Capivari ainda conta com as maiores tendências de moda de diversas marcas e grifes distribuídas pelas ruas e shoppings. Vale à pena conferir.
A cidade é repleta de atrações turísticas, tanto culturais, quanto de entretenimento. O ideal é passar alguns dias para fazer um city tour.

Atrações da cidade:

  1. Bondinho e Estrada de Ferro – A Estrada de Ferro tem um forte valor histórico, pois data do início do século XX. O objetivo, era trasladar pessoas que padeciam de doenças respiratórias. Hoje, o passeio pela Estrada, é por meio do bondinho que tem estilo inglês e possibilita às pessoas a fazerem um tour pela Serra da Mantiqueira.
  2.  Morro do Elefante e Teleférico – Um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, é o Morro do Elefante. De longe, é possível notar seu contorno semelhante a um elefante, por isso, o morro recebeu esse nome. Bem no cume do morro, é possível avistar toda a Vila Capivari, promovendo uma visão panorâmica e inesquecível.
    O acesso ao Morro do Elefante, pode ser feito através do teleférico, que é uma forma de curtir ainda mais o passeio.
  3. Ducha de Prata – Formada por diversas duchas artificiais, as águas vêm da represa do Ribeirão das Perdizes. Infelizmente não consegui conhecer quando fui, mas não perderei a chance na próxima oportunidade, pois é uma atração onde as pessoas podem relaxar ao som das águas, ou até mesmo podem se refrescar, através das plataformas de madeira. Esse ponto turístico fica localizado no bairro Vila Inglesa.
  4. Palácio Boa Vista – Aos moldes dos castelos e palácios europeus, é uma estrutura com diversas obras contemporâneas, esculturas e peças decorativas e religiosas. Inicialmente construída como casa de veraneio do, então, governador, Abreu Sodré, foi declarado, pelo mesmo, em 1970 como Monumento Público do Estado de São Paulo.

 

DOMINGOS MARTINS

tre_fiori_lazer6

O Espírito Santo é o berço desta linda cidade na região serrana. É uma cidade pequena e aconchegante, e mantém sua cultura européia preservada, já que foi colonizada por italianos e alemães. Como vocês podem ver na imagem, essa pedra é o cartão-postal da cidade e chama-se Pedra Azul, uma formação rochosa que, quando recebe a luz do sol, ganha um tom azulado, por isso, o nome.

Atrações da cidade:

  1. Parque Estadual da Pedra Azul – O percurso pelo parque é encantador, natureza por todos os lados. Lá, é possível fazer trilhas que levam à piscinas naturais, bem como fazer cavalgadas ecológicas em lindos cavalos noruegueses (confesso que tenho uma pequena GRANDE queda por cavalos, então, só aumentou minha vontade de conhecer a cidade), por trajetos maravilhosos que as vistas agradecem. Os guias do local acompanham os turistas, fazendo com que o passeio aconteça de forma segura. O Parque não possui lanchonetes, então, é importante levar frutas e bastante água.
  2. Praça Arthur Gerhardt
    55bbb555b9a04

    Linda praça construída por imigrantes alemães. Localizada no centro de Domingos Martins, a praça conta com a Igreja da Confissão Luterana e é margeada por lindas flores. Um lugar maravilhoso e cativante.

3. Cascata do Galo – Conta com um ótimo ambiente familiar e a natureza do lugar é estonteante. Situada a 10             km do Centro, vale à pena conferir. Ideal para fazer um pic nic e relaxar, podendo se refrescar nas águas da             cascata.

PETRÓPOLIS

petropolis2_46841396

Localizada no Rio de Janeiro, é a minha cidade do coração. Todo ano eu vou à Petrópolis e continuo me encantando com tudo o que vejo, com a calmaria, a paz tão presente em cada passo que dou. Uma cidade única e com um rico acervo histórico, vale super à pena e foi a minha escolha para comemorar o dia dos namorados com meu noivo.

Atrações da cidade:

  1. Museu Imperial – Com uma excelente infraestrutura turística, a cidade atraiu a família imperial para o seu berço. Dom Pedro II, herdou as terras de seu pai e ordenou que construíssem um palácio de veraneio, em 1845. Hoje, este lugar é conhecido como Museu Imperial e possui um patrimônio com muitas preciosidades, como a pena utilizada pela Princesa Isabel para assinar a Lei Áurea, o trono e a coroa de Dom Pedro II, entre muitos outros.
  2. Museu Casa de Santos Dumont – Conhecida como A Encantada, a casa é bem peculiar e foi projetada de acordo com as necessidades básicas de Santos Dumont. A casa era funcional e o atendia como uma espécie de home office. Visitar esse lugar, é como reviver, de uma certa forma, a história da aviação.

    IMG_8765
    Meu noivo e eu visitando a casa de Santos Dumont, no domingo passado.

  3. Palácio Quintandinha – O maior palácio do Brasil, conta com uma vasta presença histórica. Foi criado com a finalidade de se tornar um cassino hotel. Nos anos 40, houve a proibição dos jogos no Brasil, pelo, então presidente, Eurico Gaspar Dutra. Como se tratava de uma estrutura luxuosa, os valores eram bem generosos e o hotel teve dificuldades de se manter, pois os clientes começaram a dar preferência a outros hotéis que tivessem algo a mais. Hoje em dia, já não funciona mais como hotel e sim como um condomínio.
  4. Restaurante Casa D´Ângelo – Com uma rica variedade de comidas e bebidas, o restaurante é uma excelente escolha. Sempre que vou à Petrópolis, vou a esse restaurante e me delicio com medalhão ao molho madeira e arroz à piamontese. Ótimo e  atendimento e ágil também.
  5. Restaurante Paladar – Conheci dessa última vez que estive lá. Acho que por ter sido dia dos namorados, a casa estava divulgando um rodízio de fondue bem romântico, o qual fui com meu noivo e amigos. Realmente, o nome do restaurante faz jus à boa e saborosa comida. Havia o fondue de carnes e queijos e o de chocolate com frutas frescas, uma delícia.
    IMG_8722 IMG_8734
  6. Cervejaria Bohêmia – A cervejaria é uma excelente passagem para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história da cerveja. De forma bastante interativa, os visitantes são conduzidos por um tour com diversas informações, mitos e curiosidades sobre a cerveja. São mais de 20 ambientes com ilustrações sobre o universo cervejeiro e gastronômico, visando o bem-estar e o consumo responsável.

 

GRAMADO

download (4)

Considerada como um refúgio pitoresco, a cidade conta com com uma forte influência alemã e italiana, contemplada em sua arquitetura urbana e rural. Está no topo da minha lista de cidades para conhecer aqui no Brasil.

Atrações da cidade:

  1. Lago Negro – Com uma natureza exuberante, o atrativo do Lago Negro, fica por conta do pedalinho. O local tem um visual lindo e romântico, ótimo para fazer caminhadas também.
  2. Snowland – Com atrações que atendem a todas as idades, o parque de neve indoor, possui 16 mil metros quadrados, onde é possível esquiar, praticar snowboard, descer no tubing e participar de outros entretenimentos. Você ainda pode conferir o Vilarejo Alpino, que é um ambiente que faz referência aos vales suíços, com patinação no gelo, simulador 7D, praça de alimentação com vista para a montanha, entre outros.
  3. Mini Mundo – No parque, você é conduzido ao mundo das miniaturas, reunindo castelos, casas, ferrovias, em réplicas arquitetônicas. Um lugar sonhador, onde cada detalhe pode ser observado de forma fiel. Tudo foi feito à mão. Vale muito à pena.

MONTE VERDE 

monte-verde-geada-02

Localizada no alto da serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, Monte Verde tem personalidade européia e é uma cidade de clima único, muito acolhedora. É uma cidade predominantemente turística, com muitos atrativos, principalmente para quem gosta de turismo ecológico.

Atrações da cidade:

  1. Mega Tirolesa – Aventure-se em um trajeto de 450m, com 54m de altura a 60 km/h, por sobre um vale de eucaliptos, vislumbrando toda a natureza com adrenalina pura.
  2. Passeio de quadriciclo – Um monitor acompanha o passeio por trilhas entre araucárias e cachoeiras. É um passeio emocionante.
  3. Trekking – Com guias para orientar, há empresas que disponibilizam o serviço de trekking, onde o visitante poderá fazer trilhas por lugares lindos e ficar em pleno contato com a natureza. Há a Pedra do Chapéu do Bispo, Pedra da Partida e o Pico do Selado, são algumas opções de trekking que você pode fazer.

 

Por hoje é isso, lindas. Espero que tenham gostado dessa seleção de cidades para curtir no friozinho.
Contem pra mim quais vocês já conhecem ou têm vontade de conhecer.

Beijão grande!

Comentem aqui o que vocês acharam e sugestões para os próximos posts.