DIA INTERNACIONAL DA MULHER – MULHERES DE VERDADE

Hey, Pessoinhas! Tudo bem?

O mês é março, o dia é 8 e nele, o mundo inteiro comemora o Dia Internacional da Mulher. Em homenagem a essa data tão linda, eu separei 8 magníficas mulheres que fizeram e ainda fazem a diferença no nosso dia a dia, inspirando a todas nós! São oito mulheres em oito diferentes seguimentos, mostrando o quanto diversificadas podemos e devemos ser.

1- MARIA DA PENHA


Escolhi começar falando dessa mulher que é um exemplo master de superação, e, principalmente de força. Ela, que durante anos sofreu agressões severas, por parte de seu marido, na época, que lhe colocou em uma cadeira de rodas, merece encabeçar a lista. Maria da Penha tem sua história conhecida mundo à fora e, hoje, a  Lei nº 11.340/2006, leva o seu  nome, se tornando, assim, líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres e vítima de violência doméstica.

2- MARTA VIEIRA


Marta, um outro exemplo de mulher poderosa, é a melhor jogadora de futebol do mundo, ganhando esse título por 5 vezes e, como se não bastasse, ainda se tornou a maior artilheira da história da seleção brasileira (masculina e feminina),mostrando, assim, o quanto podemos nos reinventar, na quebra de paradigmas.

3- COCO CHANEL


Uma das mulheres que mais admiro e me inspiro, Gabrielle Bonheur Chanel, a nossa Coco Chanel, era uma moça de origem humilde, mas com uma mente incrivelmente empreendedora e revolucionária. Ela é a grande responsável por usarmos calças compridas hoje em dia (peça, exclusivamente, masculina, na época) e também responsável pelo famoso vestido tubinho. Ela era e é um grande ícone (um dos maiores), em se tratando de ditar moda e tendências e deixou para nós um grande legado de inteligência e empoderamento feminino.

4 – FRIDA KAHLO


Frida Kahlo teve sua vida marcada por grandes sofrimentos quando apenas aos 18 anos sofreu um acidente que mudaria sua vida para sempre. Como consequência, não pôde ter filhos, e é um grande exemplo para nós de força e coragem. Escolheu as telas para retratar suas dores, através da pintura, fazendo da arte, o seu reduto de conforto e consolo.

5- OLGA SKOROKHODOVA

 
Essa grande mulher teve a sua visão e audição comprometidas, após contrair meningite com apenas cinco anos. Isso lhe serviu de força e determinação e dedicou toda a sua vida  ajudando no desenvolvimento de pessoas que, assim como ela, eram deficientes visuais e auditivas.

6- MADRE TERESA DE CALCUTÁ


Conhecida por dedicar toda a sua vida aos pobres, abdicando-se de sua própria, Madre Teresa foi responsável pela fundação de casas religiosas que pregavam a caridade, sem fazer acepção de pessoas. Um grande e maravilhoso exemplo de que devemos sempre estender a nossa mão ao próximo.

7- MARILYN MONROE


Não podia deixar de citar a linda da Marilyn, né? De acordo com a pesquisadora americana Lois Banner, Marilyn Monroe era diferente daquela consagrada por Hollywood. Retrata uma mulher com consciência política que ia muito além do rótulo de símbolo sexual. “Ela defendeu o movimento dos direitos civis, mesmo não tendo apoiado de maneira pública, e tinha uma postura política radical de esquerda.” Disse Banner por e-mail com a BBC Brasil.
Com a sua morte chocante e prematura em 1962, teve sua carreira interrompida. Ainda assim, mesmo com apenas dez anos de carreira, seus filmes somaram mais de 200 milhões de dólares e, por isso, até hoje, ela continua sendo um enorme ícone popular na cultura.

 

8- NINA SIMONE


Nina foi pianista, compositora e cantora, além de ter sido ativista pelos direitos civis norte-americanos. O nome artístico foi adotado aos 20 anos, para que, dessa forma, pudesse cantar blues escondida de seus pais. Seu nome verdadeiro era Eunice Kathleen Waymon e cantava sob o pseudônimo enquanto treinava nos bares de Nova York, Filadélfia e Atlantic City.
Na década de 60, posicionou-se contra o racismo que imperava nos Estados Unidos. Em decorrência de seu ativismo, chegou a cantar no enterro de Martin Luther King.

Essas foram as 8 lindas, poderosas, polêmicas, mulheres de verdade, como eu, como vocês. Escolhi com carinho cada uma delas, justamente porque tiveram o seu papel importante, que têm aquele poder de nos inspirar, de nos impulsionar. Eu poderia ter escolhido 8 mulheres no mundo apenas da moda e da beleza pra ficar dentro do contexto do blog, mas eu precisava falar dessas, que assim como a gente, foram e são mulheres que sofreram, sofrem, mas também amaram, amam, foram e são felizes. Lutaram e lutam por seus ideais e sonharam e sonham com infinitas possibilidades, mostrando pra gente o real significado da palavra MULHER.

PARABÉNS A TODAS NÓS!!!!!!!!!

Um beijão!♥

 

 

2 thoughts on “DIA INTERNACIONAL DA MULHER – MULHERES DE VERDADE

Comentem aqui o que vocês acharam e sugestões para os próximos posts.